A essa taxa, em menos de dois séculos (175 anos), essa estrela terá se deslocado o equivalente a uma lua cheia. Ainda pode parecer pouco mas, do nosso ponto de vista na Terra, nenhuma estrela se move tão depressa. Estrela de Barnard (Ofiúco)
Cor: Vermelha
Classe Espectral: M4 V
Distância(anos-luz): 5,96
Luminosidade(Sol=1): 0,0004
Massa(Sol): 0,17
Temperatura superficial: 3.134 K
Idade(Bilhões de anos): 10
-->>ANÃ VERMELHA Com magnitude +9,56, a Estrela de Barnard
não pode ser vista a olho nu da Terra - ainda não.<<--
Trocando de lugar
A velocidade aparente da estrela de Barnard é resultado de sua trajetória atual, que a traz cada vez mais para perto do Sistema Solar - 140 quilômetros mais perto a cada segundo.
Mas nada de pânico: o que vai acontecer é que por volta do ano 11.800 a estrela de Barnard roubará a posição de Alfa do Centauro, tornando-se a mais próxima do Sol. E ainda assim estará a mais de 35 trilhões de quilômetros de Plutão, quando então irá se afastar de novo - e para sempre.
Barnard está agora a 6 anos-luz (ou 57 trilhões de quilômetros). Ela tem apenas 17% da massa do Sol e de 15% a 20% do seu diâmetro. É uma estrela velha, com o dobro da idade solar e uma coloração tipicamente avermelhada.
E se há quem confunda uma estrela de verdade com uma estrela cadente, tem gente que pensa que Barnard é um planeta gigante vermelho que está vindo destruir a Terra. Mas que você não se deixe enganar por essa história barata. Barnard é pequenina, mas é uma estrela de verdade.
Dê tempo suficiente e todas as estrelas se movem. Todas as constelações que conhecemos hoje estão alterando suas formas definitiva e continuamente. Estrelas de verdade não se deixam apanhar.