Espetacular esta missão da Discovery! Observamos a passagem do complexo Discovery-ISS por São Paulo, no fórum trabalhista Ruy Barbosa na quarta, dia 31/10 a cerca de 45º de altura no sentido noroeste-sudeste com brilho de -3, uma visão e tanto!!!
Além da precisão do pouso, a previsão de horário é incrivel.
Devido o calor gerado pelo atrito na reentrada na atmosfera, as comunicações são interrompidas por alguns minutos.
Este momento é tão crítico quanto no momento de acionamento dos foguetes, na subida para o espaço, onde também são cortadas as comunicações, se tornando num voo cego.
Voces viram o tamanho da pista de aterrizagem?
É só usar o recurso "Régua" no Google Earth.
A pista mede 5 kms de extensão.(28.35.00. N e 80.41.40. O).
Bom, realmente a previsão de chegada da Discovery, foi perfeita. Eles acertaram, a hora exata em que ela ia chegar por aqui!
Quanto ao tamanho da pista, realmente eu vi! Mais... 5km? Era para ser ao menos 7Km, pois se desse algum erro no sistema de freio, eles poderiam fazer outra estrategia para parar.
Na realidade, parece que não usam nem meia pista na aterrizagem, pois o "hangar" se encontra no meio e ela para até antes.
Acho que esse tamanho já é super dimensionada.
O que mais freia o Vai Vem, é o sistema de para quedas.
Depois são acionados os respectivos freios das rodas.
Parece que ela pousa com um mínimo de velocidade, controlada eletronicamente, pois não tem sistemas de reversores, como nos aviões a jato.(Penso que não.
E demora um bom tempo, para os astronautas descerem, para descompressão da Nave e adaptação deles à gravidade.
O calor, nas partes exteriores do Vai Vem, ainda deve ser muito grande e a variação com o sistema interno refrigerado deve ser controlado.
A descida dessa nave, bem como todo voo, desde a partida é um grande espetáculo.
Ahhh entendi, não é preciso tanta pista assim,hehe.
Eu pensei que era dificil de pousar, com tanta velocidade!
Quanto ao sistema de freios, o que eu quiz dizer, é que, se derrepente o para-quedas falha, eles iam ter algum tempo para pensar em outra coisa para parar a nave! :)
Só uma curiosidade... O espaço é gelado ou quente? Algum ser vivo já sentiu a temperatura?
Muito interessante, e também esta correto o que o Sr. Cosmonauta disse.
Enquanto a sua pergunta:
O Espaço é totalmente frio, pois em um simulador quase que real, eu experimentei sair da nave sem o traje espacial, incrivelmente a temperatura começou a cair chegou até -4.000ºC
Mas também no simulador eu cheguei próximo do sol é a temperatura estava uns 200 Graus Kelvin.
Bom tenho certeza que mingúem nunca experimentou a temperatura, se alguém experimentou virou picolé humano.
Meu Simulador "Orbiter", num perfeito né, cabe entre nós que é só um pouco de realidade.
Mas quando chequei a temperatura eu estava dentro da Discovery e a temperatura começou a cair, como você disse se é muito frio? Eu não sei a temperatura real, mas deve ser aproximadamente isso, é mais extremo que nunca vi. (Se for real)!
Realmente no simulador Eu fiz uma besteira, eu desacoplei com as portas do modulo abertas, e sem querer matou os Astronautas!!!
Abraços a tds! :P
FLAF
OBS: Nunca achei uma matéria no Apolo11 que fala da temperatura cósmica.
Alguém, ai sabe se ja publicaram alguma materia do assunto?
Foi lindo! mas: acho bastate retroativa e antiga o pouso do avião ou nave que porventura pouse na superficie de algum aeroporto,estamos bastante atrasado na corrida espacial
estivemos a 39 anos na superficie da lua. e lá não voltamos mais Porque? pelo tempo que estivemos em nosso satélite ja era para termos uma Base Lá Vocês não acham? estamos gastando um imenso capital em plataformas perto da lua,não seria mais econômico temos depois de 68 se tivermos feito Base na Lua? ai tem cisa! Vocês concordam? sinceramente eu tenho serteza.
O fato de usar aeroporto não desmerece em nada a corrida espacial, pois trata-se de uma nave semelhante a um avião, na aterrizagem, embora use foguetes e sobe na vertical, na sua partida.
Tudo depende de tecnologia e economia de combustível.
Qual um outro meio de descida você sugere?
Basta saber que uma aterrizagem é mais complexa que a subida, mesmo em se tratando de um simples avião.
Seu pouso é completamente controlado por computadores, programados em mínimos detalhes, pois ao reentrar na Atmosfera, a cerca de 100 km de altitude e a quase 20.000 km por hora, transforma-se em uma verdadeira bola de fogo, até os sinais de radiocomunicação, são anulados.
Perde-se totalmente por algum tempo, toda comunicação com o Centro de Comando em Houston, no Texas.
Desculpem ficarei uns dias sem entrar no Portal Apolo11, porque meu clube de astronomia vai num observátorio astronômico em Uma Cidade distante amanhã, e segunda ou terça eu volto.
Até mais pessoal
OBS: Valeu Kelso, eu não sabia, que o frio absoluto é -273 Graus
E Victor Hugo, interessante termos o simulador igual, eu já sei controlar os Space Shuttles, e acoplar e desacoplar, mas com alguns anos vc aprende.
Abraços a tds....
FLAF
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.