Velocidade do vento adia lançamento do foguete VS30 para sexta-feira Categoria: Satélites e Ciências Espacias
13/12/2007 11:12:23
O lançamento do foguete VS30 com carga-útil argentina e um experimento tecnológico brasileiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi adiado para sexta-feira, 14. A contagem regressiva iniciada à 1h de hoje (horário local, sem horário de verão) foi interrompida às 7h30, faltando 25 minutos para a autorização final de lançamento, em função da velocidade do vento estar acima do limite estipulado em 6 metros por segundo.
Ao longo da cronologia foram lançados seis balões meteorológicos para averiguar e confirmar as condições, pois o vento pode influenciar a direção na trajetória do foguete, o que acarretaria uma queda no mar fora da região calculada com parâmetros de segurança e dificultaria a localização e resgate da carga-útil.
Esta foi a primeira tentativa real de lançamento, após uma contagem regressiva simulada, para a equipe treinar a seqüência de mais de 100 procedimentos. A tentativa de amanhã iniciará no mesmo horário e o lançamento pode ocorrer a partir de 6h.
A Operação Angicos, resultado de uma parceria entre Brasil e Argentina, acontece de 2 a 19 de dezembro no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno(CLBI), em Parnamirim-RN.
O lançamento vai ser na Barreira do Inferno, que fica muito longe de minha casa!
Eu moro no centro, e como ai diz que a Barreira fica em Parnamirim, está errado. Pois a Barreira do Inferno fica na zona norte ne Natal, quase saindo para ir para Recife-PE!
Mesmo se eu fosse, eu não ia poder filmar, pois a entrada fica longe do campo de lançamento e só ia dar pra ver de perto, pois pela distancia e altura que eu ia ver, não da pra focar com camera, a não ser se fosse uma profissional, que eu não tenho! :-(
NÃO ACREDITO!!! :'-(
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.