Marte já foi capaz de formar compostos orgânicos, revela estudo! Categoria: Astronomia e Astrofísica
Meteorito vindo do planeta vermelho tem traços de matéria orgânica. Cientistas acreditam que ela foi formada a partir de reações químicas na rocha.
Marte pode ter sido capaz de formar os mesmos compostos orgânicos de carbono e hidrogênio que são as bases da vida na Terra, de acordo com uma análise do material encontrado no meteorito marciano Alan Hills 84001. É a primeira vez que se indica que Marte pode ter sido capaz de formar compostos orgânicos.
Anteriormente, os pesquisadores acreditavam que a matéria orgânica encontrada no ALH 84001 ou tinha sido levada a Marte pelo impacto de outros meteoritos ou então tinha sido formada a partir de micróbios marcianos.
Liderados por Andrew Steele, os pesquisadores do laboratório de geofísica do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, fizeram um estudo detalhado do meteorito e compararam os resultados com os obtidos a partir de rochas encontradas na região de Svalbard, na Noruega. Essas amostras foram retiradas de vulcões que entraram em erupção no Ártico há cerca de um milhão de anos, condições possivelmente semelhantes às de Marte em seus primeiros momentos.
Segundo a explicação de Steele, os compostos orgânicos ocorrem dentro de pequenas esferas de material carbonato, tanto nas rochas marcianas quando nas da Terra.
Quando as rochas de feitas a partir de material vulcânico de Svalbard esfriaram, o mineral magnetita agiu como catalisador dos compostos orgânicos a partir de fluidos ricos em dióxido de carbono e de água. Tudo isso aconteceu em condições onde a vida seria improvável.
As amostras do meteorito marciano são ligadas à magnetita, o que indica que esse material orgânico não teria surgido a partir de formas de vida, mas diretamente de reações químicas dentro da rocha.
É sempre importante lembrar que matérias que são publicadas na Internet têm direitos autorais e só podem ser publicadas sob autorização da fonte.
Dessa forma, evitem "colar e copiar" matérias de outros sites ou agências de notícias.
Caso queiram publicar qualquer matéria encontrada em outros site é necessário que a mesma seja re-escrita pelo internauta e enviada através da seção "Redator Apolo11".
Por ouitro lado, parágrafos inteiros podem ser citados dentro do texto, desde que citada a fonte e quando se fizer necessário para a compreensão do Post.
Compreendo que seu desejo é partilhar com outros usuários essa interessante matéria, no entanto, ao contrário do que você disse, a matéria foi publicada no G1, da Globo.com e não tem autorização expressa para ser publicada em nenhum outro site da internet.
As leis do direito autoral são bem claras quanto a isso.
Como disse, basta ler a nota, re-escrevê-la de forma diferente, acrescentando e checando os dados e em seguida publicá-la. Dá trabalho, eu sei, mas é assim que se faz!
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.