Fórum e Iridium Flare Categoria: Satélites e Ciências Espacias
Caros amigos, como vão todos?
Que bom que nosso Fórum voltou e com ele os amigos de sempre. Saudações a todos!!!
Durante esses meses sem fórum o Apolo11 criou dois aplicativos muito interessantes e com bastante precisão: O Apolo Track e o Iridium Flare. Vocês já usaram?
Outro dia fiz uma excelente observação de um flash do Iridium 65 sobre a cidade de Santos que foi de dar água na boca. O brilho atingiu magnitude -7 e ocorreu no instante exato que o aplicativo calculou. Mais alguém tem feito essas observações?
Amigo Kelso é muito bom estes dois tópicos que o A11 criou. Já usei os dois, pois trabalho em uma escola na zona rural e sempre mostro aos meus alunos, pois lá a luminosidade é mínima. Outro dia eu pude ver o Iridium, muito legal. Pelo que li, quanto menor for a magnitude maior será o brilho. Já o telescopio e ISS eu vi aqui em casa. Mas foi apenas um dia, pois os outros dias que poderiam ser vistos, todos estavam nublados. Fico na espera.
Bom sei que é muito legal e todos deveriam observar isso.
Ontem (31/07/2008) consegui ver pela primeira vez um Iridium Flare na exata hora informada no site, estou em São Paulo, e apesar da poluição e das poucas nuvens consegui ver por 5 segundos.
Que maravilhoso, Kelso. Acabei de ver o Iridium. Foi exatamente na hora marcada no site. Estava com nuvens o céu, mas parece que bem na hora alguém assoprou e houve uma abertura. Muito legal. Isso porque estava na magnitude -2. Amanhã passará novamente aqui na minha cidade(Itapetininga-SP, mas será as 05:02 h. Estarei vendo pois esta magnitude será de -8. Deverá ser muito legal. Tirei uma foto de hoje, mas como a câmera estava na minha mão, deu para ver mas ficou corrida. Vou mandar para o site e vamos ver se publicam.
Esses dias eu estava deitado na varanda, observando as estrelas e satélites, com uma folha imprimida cheia de passagens de satélites que iriam atingir até +3 Graus de Magnitude. De repente, de sul a norte, avistei uma estrelinha, como se fosse um satélite, o brilho dava uns -1,5 de magnitude, de repente quando atingiu a zenite, 90º de elevação, ficou exepcionalmente grande, com uns -6 de magnitude, parecia umas 3 vezes maior o brilho de Júpiter.
Fiquei abismado com o fato, porque não tinha nenhuma previsão de satélite naquela hora, depois do brilho instantâneo de +/- 4 Segundos, levantei olhei para o norte e não vi mais nada.
Confesso a vcs que achei na hora que fosse um OVNI, pq reentrada atmosférica não ia ser, e nem um satélite mais nem menos de uma hora a outra, ia aumentar o brilho tanto assim.
Depois de ler, e aprender um pouco mais sobre os iridium flares, descobri que presenciei um, sem querer, mas é muito empolgante, depois daquele tempo pra cá, tento ver de novo, por cálculos de programas mas não consigo, e aqui no Apolo 11 não consta minha cidade.
Opa Muito Obrigado Sr. Rogério agora sim, vou todo dia olhar o céu, tirando esses últimos dias de chuva!!!
Obrigado novamente,
Fábio Luiz
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.