Bem, os melhores a serem visiveis, são a ISS, Hubble e Iridium Flare. Porém não é obrigado você só conseguir obeservar os mesmos. Tem um programa, chamado Orbitron. Ele rastreia em tempo real, todos os satelites que estão na orbita da terra. Desde satelites de educação, a satelites militares.
Observe no programa, se algum satelite ira passar por cima de sua região, e verifique qual sua magnitute. Quanto menos, melhor. O melhor de se ver é a -3 de magnitude ou mais.
Nenhum satélite é visto a olho nu, apenas seu brilho, refletido do Sol, em seus painéis solares, (ISS) ou antenas especiais, (Iridium) durante a passagem em local e horário privilegiado pelo observador.
Estes satélites citados são os mais visíveis, pela fácil previsão e localização, com brilho muito acentuado, especialmente o Iridium, que se vê apenas os seus Flares.
Mas muitos outros de órbita baixa, especialmente os polares, Sul/Norte ou N/S são bem visíveis.
As vezes consigo ver um que passa bem lento e piscando a cada 10 segundos, e ainda outros que parecem parados e piscam poucas vezes. São satélites com altitude bem maior.
Sempre gostei de ficar a noitinha procurando eles.
A passagem da ISS, então, só perco se o tempo estiver totalmente fechado.
EH BEM LEGAL MEIO COMPLICADO MAS DA PRA PEGAR O JEITO
TEM MUITO SATELITE LA MAS A GRANDE MAIORIA NA HORA QUE ESTA PASSANDO EM CIMA DE VC EH MGNITUDE 18, 13 ISSO QUER DIZER QUE NAO TEM JEITO DE VER SENDO PARA VER A OLHO NU TEM QUE TER MAGNITUDE NEGATIVA PELO MENOS EH ISSO QUE EU APRENDI E SEU ESTIVER ERRA ALGUEM ME CORRIJA
Acompanhando agora pelo site, notei que as 18:44 hs será possível ver novamente o Hubble no azimute de 354° e elevação 45°, sendo assim uma elevação boa...espero ve-lo novamente... evc´s tambem fiquem esperto ae q tambem axo q será possivel, isso se não formar nuvens conforme avisa a previsão...
Respondendo ao Ferrarezi, não são apenas satélites com magnitude negativa que dá pra ver a olho nú.
O limite da visão humana é 6. Números maiores não são vistos. Nas cidades o limite é de aproximadamente 4 ou 5 dependende apenas da poluição do ar e luminosa. Portanto satélite com magnitude a partir de 4 são perfeitamente visíveis.
O Apolo11 tem um excelente tutorial sobre magnitudes. Veja este link:
Tem também um vídeo muito interessante no Apolochannel. Veja: https://apolo11.com/apolochannel
Procure por "Olhando para o Céu: Conheça o sistema de magnitude luminosa".
Um abraço a todos,
Kelso
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.