Olá Dezinha, tudo bem?Um binóculo Nikon é um instrumento MUITO superior a um Tasco, mas veja bem.
Você precisa ter certeza do que está a fim de comprar, se um binóculo para astronomia ou de uso geral. Um binóculo para astronomia serve para "dar uma aproximada" e vasculhar o céu. A maioria dos astrônomos amadores usam binóculos para localizar e descobrir cometas, mas não o utilizam para ver planetas, pois a ampliação é pequena.
Neste caso um binóculo 7x50 ou 10x50 são excelentes.
O 7x50 aumenta 7 vezes e tem uma objetiva de 50 milímetros, enquanto o de 10x50 aumenta 10 vezes e tem o mesmo tamanho de objetiva.
Divida o maior número pelo menor. O resultado se chama "saída de pupila" e quanto maior esse número, mais claro e confortável serão os objetos vistos à noite. Binóculos com saída de pupila inferior a 5 não são bons para olhar o céu:
Exemplo 1: 50/7=7.14
Exemplo 2: 50/10=5
Assim, o 7x50 é melhor para ser usado à noite pois tem maior saída de pupila, mas amplia menos que o 10x50, que tem menor saída de pupila.
Vejamos o Tasco que você citou: 10-30 x 50mm
Pelas características é um binóculo com zoom, que amplia entre 10 e 30 vezes com uma objetiva de 50mm.
No zoom mínimo, teremos:
50/10 = 5 de saída de puplia (bom)
No zoom máximo, teremos:
50/30 = 1.6 de saída de puplia (ruim)
Assim, no zoom mínimo ele se adequa bem à observação do céu, mas no zoom máximo deixará os objetos bem escuros e será bastante desconfortável. Na praia, campo, etc, acredito que seja bem útil.
O preço do binóculo está diretamente ligado à qualidade das lentes. Um binóculo Nikon tem lentes muito melhores que um Tasco, Celestron ou Bushnell, mas o preço já está perto de um telescópio médio da Celestron,
Se você quiser minha sugestão e tem o dinheiro para investir, adquira um UP-Close 10x50 da Celestron e compre um telescópio SkyWatcher Refrator 90mm f/10 ou um Powerseeker 127EQ, ambos na astroshop. Você vai fazer valer bastante o seu dinheiro.
Um abraço!
Kelso
refletor