Caro Bitil, boa tarde.Talvez você não tenha percebido, mas no rodapé dos posts existe a opção "Próximo", onde você pode ler mais participações caso existam.
No post indicado pelo sr. Rogério Leite existem diversos comentários sobre o assunto, de modo que não é necessário pedir a ele que responda sua dúvida, senão coitado, não vai nem ter tempo de administrar o site, não é mesmo? (risos!!!)
Com relação à sua dúvida, é importante entender os conceitos que existem por trás de um telescópio.
No seu caso você está falando da "abertura" de 80 milímetros, não?
Na prática, com 80 mm de abertura a ampliação máxima é de 160 vezes. Com um telescópio assim é possível ver Júpiter e as 4 principais luas, mas não espere nada espetacular. É possível ver Saturno, mas não espere grande coisa também. Quando estiver em posição favorável, Marte poderá ser visto como uma pequenina bolinha avermelhada. Observar Vênus vai permitir que veja suas fases.
Agora, ver explendorosamente alguma coisa não diz muita coisa. Depende do que você está procurando e seus objetivos.
Galileu tinha uma luneta bem ruinzinha de 55 milímetros, descobriu as 4 principais luas de Júpiter e revolucinou toda a astronomia. Tem gente que tem telescópios de 50 mil dólares, cheio coisa e não vê nada. Depende da seriedade que se olha na ocular.
Kelso!