alguem mais viu? Categoria: Satélites e Ciências Espacias
Bom dia! ontem, 08/01/2009, por volta das 20:10,avistei um astro/objeto,no azim. aprox. 060, com elev. aprox. de 45graus.Do meu ponto de observação( Jd. tremembé - zona norte de São Paulo)parecia estar posicionado acima da Lua.
Como seu brilho era intenso,imaginei tratar-se de Venus.
Continuei a observa-lo,pois a noite estava mais clara que o habitual para São Paulo, quando ,para minha surpresa ,o tal astro /objeto iniciou um deslocamento(até então estava estático )de azim.aprox. 150 p/ 330, até desaparecer segundos mais tarde.Alguem mais viu, ou poderia me explicar o que era?Não pareceu-me um helicoptero, pois estava muito alto, nem um avião, pois inicialmente estava "parado". Satélite? meteorito???
Pela tua descrição, a princípio trata-se exatamente de um avião. Quando o vemos de frente, em nossa direção, aparenta estático, e então começamos a ver seu movimento ao se aproximar e passar.
Até não entendi muito bem, quando citou ele parado a 60 de Az e depois, se deslocando de 150 a 330 Az.
E ainda sabendo que voce é piloto, fica difícil te provar isto, mas se voce se lembrar de algum detalhe a mais e nos indicar, fica mais fácil para entendermos.
Satélites tem sua velocidade constante, não param.
Quando me referia a 060 de az,queria dizer a +- 060 graus magneticos (aprox. "sobre" a LUA naquele momento) e deslocando-se de 150 a 330 az., queria dizer, que oobjeto deslocava-se de +-150 graus mag. para +- 330 graus mag. (tomando-se por base a minha posição,isto é , como se eu estivesse no "centro de um transferidor ".
Não acho que se trate de um avião, pois pela intensidade do brilho, seria o "farol de pouso",aproximando-se de frente, mas quando ele curvar a esquerda(minha esquerda),o"farol" iria se desalinhar, sumindo ou diminuindo muito o brilho, fora isso ele estaria em "voo reto-horizontal, isto é voando horizontalmente , o "facho" do farol não se alinharia a minha linha de visada,diminuindo muito o seu brilho.
A Estação Espacial Internacional passou pelo céu de São Paulo nos dias 6, 7,e 8 de janeiro. O que estava estático era o planeta Venus. O que você pode ter visto se locomovendo sem piscar, possivelmente era a ISS. Se estava piscando, talves fosse um avião.
A ISS faz dois trajetos quando passa em nossa região (SP ou MS), não podendo oferecer outra posição a não ser de, Sudoeste para Nordeste ou Noroeste para Sudeste.
Isto, devido a inclinação de sua órbita a 51,6 graus do Equador. (extremo sul da América do Sul)
Basta ver seu gráfico de passagens em Rastreio, página inicial.
Com isso de 150 para 330 graus seria impossivel, a não ser que voce a tenha invertido.
Obs, Nenhum satélite orbita Leste/Oeste, apenas sentido oeste leste com variantes, ou N/S S/N no sentido polar.
Com isso, fica difícil tratar-se de um satélite ou mesmo da ISS, embora o brilho dela seja fantástico, compatível inclusive com o horário de passagem mas seria no sentido SO/NE.
Veja, Kanai, se não foi esse o sentido do objeto, visto em São Paulo, pois Vênus se encontra exatamente a Oeste. Abraços.
Falha minha!realmente eu inverti o sentido de direção,pois foi tudo na "estimativa de posição",hoje de posse de uma bussula e voltando ao local do avistamento pude constatar a minha falha.Só não etendi,porque ela ,ISS,pareceu estar parada por +- 30 seg.O que pode ter ocorrido é o seguinte: inicialmente avistei Vênus,por uma grande coincidencia,a ISS passou na mesma posição aparente,do meu ponto de observação,como o brilho da ISS era grande,o cerebro "travou"neste novo alvo (pois parecia muito estranho ver "Vênus" mover-se)dai em diante passei a observar somente oobjeto em movimento "esquecendo-me " do objeto inicial,que foi visto tambem por minha sobrinha, pois chamei sua atenção para tal.É o mais plausivel que que eu consegui encontrar Obrigado pela atenção e forte abraço.
Trata-se exatamente da nave ISS, nessa posição confirmada.
O fato de vê-la parada no início é normal, pois ao surgir ainda próxima ao horizonte, vindo em nossa direção é assim mesmo, como se fosse um avião com seus faróis ligados. O mesmo acontece no sentido oposto quando se distancia. Seu brilho, um tanto avermelhado quase se iguala ao do Planeta Venus.
Sua velocidade, assim como a de um avião, aparenta maior vista no alto ou cruzando na lateral.
Tenho toda a certeza que isso que o Kanai viu, não é a ISS. Pois eu também vi isso daqui em minha cidade. Sempre acontece casos de alguém vêr essa bola de luz branca, se deslocando e parando.
No mês de dezembro, observei uma bola de luz branca, mais ou menos na altura de um elicoptero, porém não piscava e nem fazia barulho. Elicoptero não era, tenho certeza! Faço aeroclube e posso confirmar isso. Avião também não, pois é como o Kanai falou das luzes de pouso.
Essa bola de luz branca e forte, tava aprada, tepois começou a se mover do Leste pro Oeste, depois parou novamente, entre duas ruas aqui da cidade, após ficar parada uns 10seg. ela voltou a se mover, e foi subindo e suindo até desaparecer.
Meu tio, o nome dele é Wagner, o nome de usuário dele no Youtube é "crashcoolman", e ele gravou um video. O video mostra essa bola branca que eu citei acima. O link do video é este:
Aproposito amigos, no video que meu tio gravou, a bola parece mais uma estrela, mais na verdade ela tava meio baixa, e ela tem o diametro de uma bola de baskett, e brilha forte. Não era vênus, pois depois ela começou a se mover, e desapareceu.
Nem precisa ser técnico em imagens fotográficas, para se notar que o video de seu tio, é do Planeta Venus.
A imagem próxima, de uma forte lâmpada elétrica com árvores balançando se mantem fixa, enquanto a distante varia muito devido a pulsação do fotógrafo.
A aparente variação do objeto e a diferenciação do formato da imagem, se deve justamente a esse movimento brusco. Mas ele não está se movimentando.
O fato dele desaparecer, é lógico meu amigo. A rotação da Terra o esconde no Horizonte. E pode ser visto todos os dias por mais algumas semanas, cada dia mais baixo no céu.
Mas isso já é coisa do primário.
O mesmo acontece ao olharmos um planeta ou estrela no céu, com um binóculo.
Para a foto ser firme a câmera tem que estar bem fixa.
Nota-se claramente que está baixo no Horizonte, posição atual de Venus.
Muitas vezes as pessoas olham para o céu, vêem Vênus ou Júpiter e correm por aí dizendo terem visto coisas. Daí para evocarem ETs e assombrações é um passo.
No começo da minha participação no Fórum havia dito uma coisa: desde que me interessei pelo céu e começei a observá-lo com seriedade, nunca (eu disse NUNCA) vi alguma coisa que não tivesse explicação racional. Uma vez pesquisei por mais de 40 dias sobre um reflexo que vi tarde da noite. Na época não tinham programas de computadores para rastrear satélites e os que tinham eram muito caros. Procurei, procurei e descobri que o intrigante reflexo era do satélite LAGEOS, uma espécie de bola recoberta de espelhos que foi usada para medir o afastamento dos continentes.
Em resumo: Se tivesse me assombrado e me acomodado, talvez hoje acreditaria em "aparições" e ETs.
Com todo respeito amigo, seu tio não ficou impressionado com o movimento das outras luzes que ele estava filmando não? Todos os pontos luminosos incluindo lâmpadas dos postes estão sincronizados como se fossem naves em formação. Eu teria largado a filmadora e sairia correndo dali. Observe no final quando ele foca apenas a "bola de luz branca e forte", podemos perceber um reflexo à esquerda na lente, provindo da lâmpada do primeiro poste logo do outro lado da rua, reflexo este, que se move de forma idêntica a "bola". Ou melhor, dizendo: Se é um reflexo, então a única coisa que se move é a filmadora. Pense nisso!
As luzes amarelas são os postes, mais a luz branca era o OVNI, ele deu zoom e depois tirou o zoom, mais a luz não estava em movimento, nesse momento que ele tava filmando, ela tava parada.
E depois que ele encerrou o video, fomos pra dentro de casa com medo, igual você falou Wellington!
Com certeza você pensou certo na possibilidade de um avião.
Moro em Belo Horizonte numa região muito alta e avisto aterrissagens e decolagens de grandes aviões de dois aeroportos, o da Pampulha e o Internacional Tancredo Neves (também conhecido como Aeroporto de Confins), pra se ter uma idéia o primeiro fica numa distancia de 14 km e o segundo 38 km de minha casa. Daqui vejo luzes como bem descreveu, no início eu achava um verdadeiro espetaculo, como a distancia é muito grande e em linha reta essas luzes realmente ficam muito tempo até minutos nos dando a impressão que estão paradas e como o Cosmonauta mesmo disse, é porque vem em nossa direção e logo se volta para a pista de pouso em movimento bem suave. Sendo o piloto que é, de certo muitas pesoas já devem ter te confundido com o Planeta Vênus que por sinal hoje está maravilhoso.
Abraço
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.