vi no site no site da nasa. e tbem aqui no apollo 11. em abrNasa prepara um ataque radical para ver se existe água por lá.Quando o homem voltar à lua, onde não pisa há 36 anos, será para ficar: o plano da Nasa é de criar uma base permanete. Mas, para que esse sonho vire realidade, é fundamental saber se existe ou não água por lá. A dúvida pode estar prestes a ser resolvida, e de maneira mais cinematográfica possível. Em abril, parte da Terra uma missão com um objetivo radical: bombardear a lua para saber se existe água congelada sobre a superfície dela.
Oalvo será uma cratera em um dos polos da Lua, onde há grande concentração de hidrogênio, indício da existência de água.
O bombardeio é necessário porque, comos as cratera lunares são profundas e ficam em um ângulo desfavorável em relação ao sol, elas estão sempre na sombra. Por isso, os robozinhos que exploraram Narte não pode ajudar desta vez. Como eles são movidos a energia solar, não conseguiriam recarregar suas baterias - e congelariam no frio de 180º graus negativos. A missão vai pegar missão em outro lançamento, de uma satélite que ai fotografar a lua. Isso faz com que ela seja demorada (é possível chegar a lua em 3 dias, mas a missão vai levar quase 3 meses0, mas reduz os custos. A nave Phoenix Mars lander, que descobriu água em Marte, custou Us$ 550 milhões. Já a nova missão LCROSS(lunar crater observation and sensing satellite), custou só US$ 79 milhões e usa peças recicladas de outras naves. "É um Franken-satélite", diz o engenheiro Stephen Hixson. Segundo a Nasa, a lua não terá sua órbita alterada pela explosão, cujo objetivo é levantar uma nuvem de poeira, e que sabe água - o impacto será visível da Terra e também fotografado por uma nave espacial.
il a nasa vai ter uma missao a lua.