O texto abaixo foi publicado hoje no site do Terra.
"A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) foi obrigada a se refugiar nesta quinta-feira na cápsula de socorro Soyouz, uma vez que a estação estaria ameaçada por fragmentos de satélite, informou a Nasa em comunicado.
No entanto, às 12h45 local, a Nasa explicou em seu site que a ameaça passou e os três astronautas iniciaram o retorno à estação para retomar as atividades normais.
Antes disso, a agência havia anunciado que a tripulação "começou a se mobilizar em direção à nave Soyouz entre 12h35 (16h35 GMT) e 12h45 (16h45 GMT) e permaneceriam lá até que o risco apresentado pelos destroços se afastasse".
Para a Nasa, tratou-se de "medida de precaução, porque a probabilidade de um grande impacto era fraca"."
Amigos, aproveitando o mesmo tópico para não criar outro, e fujindo um pouco do tema colisão entre dois satélites ou eles serem atingidos por lixo espacial.
Se estivéssemos no espaço, bem próximos do ponto onde os dois satélites colidiram, o russo e o americano, um grande choque, devido a alta velocidade, destroços para todo lado, mas em silêncio absoluto. É isso mesmo?
NO espaço, em pleno vácuo, sem atmosfera nem ar para propagar as ondas sonoras, como "ouviríamos" essa colisão?
Parece maluca a minha idéia, mas me veio a cabeça, depois de ver um trecho do filme Guerra nas estrelas, nas batalhas espaciais, efeitos de explsões e tiros a laser fantásticos, mas sabemos que na realidade nenhum som seria ouvido.
Achei interessante abordar e trocar informações a respeito desse assunto com os amigos do fórum A11.
Correta a tua afirmação. No espaço sem atmosfera, o som não se propaga e nem tampouco é gerado.
Assim, até centelhas de fogo talvez não existam também.
É simplesmente uma explosão surda. Mas com essa notícia de hoje, sentimos o quanto o espaço está congestionado de fragmentos e o risco que correm nossos astronautas, não só na ISS, mas também nos Ônibus Espaciais e na Soyuz russa.
Ainda bem que sempre tem uma nave acoplada, para sairem da ISS, em caso de emergencia.
É assustador pensar que a ISS poderia ser atingida, devido as suas grandes proporções, é relativamente um "alvo fácil".
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.