Olá Gabriel.Não entendi o que voce quiz dizer sobre rastreador numa nave espacial.
Toda nave, inclusive a Voyager é equipada com sistemas de transmissão de dados em Radiotelemetria, o que a faz ser rastreada. Mas não se esqueça que a distância aumenta demais e as baterias se descarregam e os painéis de recarga estão tão distantes do Sol, que deixam de trabalhar a contento.
No entanto, as transmissões via rádio de tão longa distancia chegam no limite, mesmo com os mais modernos e poderosos meios de recepção. E também, controle daqui sobre essa nave para mudá-la de órbita ou posição, seria mais possivel.
Mas esqueça a história de exoplanetas, em termos de exploração com naves espaciais. Apenas "telescopicamente".
Saiba que todo objeto no espaço orbita algum planeta ou estrela. E as Voyager, não seguem rumo ao espaço sideral, na direção de uma estrela, mas apenas se distanciam do Sol, orbitando este. Com o passar dos anos seu movimento chega ao apogeu, numa elíptica e começa a retornar, como fazem os Cometas.
Traduzindo, não existe possibilidade alguma de naves espaciais, planetas, satélites ou qualquer objeto ser transferido de uma estrela para outra.
É preciso que isto fique bem claro, não existe naves e vidas alienigenas circulando no espaço interestelar, entre estrelas, por mais próximas que estiverem.
Cada sistema solar é único em termos de vida orgânica.
Apenas através da Luz, em Ondas Eletromagnéticas se contacta outros sóis.
Um abraço.