Sobre Atlantis e Hubble juntos. Categoria: Satélites e Ciências Espacias
Olá amigos.
Creio que a passagem da Nave Atlantis será visível, quando de sua passagem pela mesma órbita do telescópio Hubble, talvez ao mesmo tempo se já estiverem próximos.
Mas será que estando acoplada, o brilho do Hubble aumentará?
Gostaria de saber, inclusive de nosso amigo moderador do Forum, Rogério, que deve ter muita experiencia e acesso a informações.
Veja que o Hubble já é bastante brilhante e o ônibus espacial também. Juntos, terão seu brilho ampliado em cerca de -0.8 magnitudes, o que sem dúvida é um aumento considerável.
tambem fui dar uma espiada no heavens above mas pra mim será melhor observar do dia 19 até o dia 21, mas magnitudes não passam de -0.7, isto prevendo só o onibus espacial.
mas acredito que aumente sim o brilho na última missão a ISS logo após o acoplamento eu vi uma passagem e me arrependo até agora de não ter filmado,foi de manha bem cedo, aquilo sim era um espetáculo qualquer filmadora de celular era capaz de ver aquele brilho. acho que vale a pena a gente observar todas as passagens possiveis pode ser que esses dados que são fornecidos pelo site estejam com alguma margem de erro.
o Rogério apertou o botão enviar antes de mim, isso não vale hehehe
tá respondido a pergunta e fechou com a previsão que eu tinha, tomara que eu consiga ver pois justo agora que iniciou a missao resolve chover aqui no RS depois de meses sem chuva tinha que ser justamente na semana do lançamento....ultimamente tem faltado sorte nas observações, mas são coisas do oficio ne
A Atlantis está na órbita do Telescópio Hubble, com inclinação de 28,5 graus, bem menor que a da ISS, 51,6 graus de latitude, Sul/Norte do equador terrestre.
E Altitude em 570 km, muito mais alta que a órbita da ISS de 360 km.
Mas o Rogério ja nos respondeu que deverá ser bem visível, quando as 2 estiverem acopladas.
Vamos torcer para que passem em nossa região, em horário favorável e com tempo bom.
Pelas previsões, (n2yo) até o dia 17, será bem visivel em todo Nordeste e região central do país.
Até que enfim, consegui ver hoje a passagem do conjunto Hubble & Atlantis. Ainda era claro, com início de anoitecer aqui em MS, das 17,25 às 17,35 hs.(18,25 hs de Brasilia)
Passando por Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e Esp/Santo. E olhem que consegui ve-lo até chegar praticamente no horizonte. (sentido Oeste/Leste)
Achei espetacular, porque nesse horário e bem ao Norte para mim, o HST não seria visível se estivesse só.
Amanhã terá novamente, quase no mesmo horário e pouco mais ao sul. Apenas 2 minutos mais cedo que hoje.
Será bem visivel em quase toda região Centra e Sudeste.
Amanhã, 20/05 estarão passando quase sobre nossas cabeças as 18,16 (Br) com melhor visão das 18,21 em diante, no meio do céu indo para Leste. Pena que ainda é muito claro para nós.
Estamos bem próximos, (eu, N. Andradina MS) com quase a mesma visibilidade.
Mas acho que já se encontram desacopladas e com isso o brilho diminue bastante, sendo possível ver as 2, talvez próximas, a STS 125 e o Hubble.
Tenho visto 2 vezes no dia sendo que da segunda vez apenas ao elevar-se no Oeste apagando-se aos 60 graus de altura,96 minutos depois da primeira passagem.
Outra coisa, costumo acompanhar pelo "n2yo" com previsão de 5 dias e com gráfico em linha amarela.
só agora consegui ver hubble e o shuttle, apesar de já estarem separados foi muito interessante ver os dois "apostando corrida". pelo menos era essa a sensação que dava ver 2 objetos brilhantes passando tão rápido.
Realmente foi um espetáculo inesquecível a passagem de ontem (21/05), do Atlantis e do HST.
Vi pelo Apolo11 que teria a passagem e chamei meu filho de 4 anos para ver. Estava olhando para o céu na hora marcada e nada. Achei que tinha perdido. De repente, lá estava aquela "estrelinha" brilhante se movendo no sentido sul.
Estávamos acompanhando quando meu filho me perguntou: "E aquela ali, qual é?", estranhei e quando me virei para onde ele apontava, vi outro objeto, com brilho bem mais intenso que o primeiro, se movendo na mesma direção.
Por um instante fiquei sem saber do que se tratava, ms logo "a ficha caiu" e lembrei que o Atlantis tinha se separado do HST depois dos consertos.
Foram cerca de 5 minutos maravilhosos meu e de meu filho que hoje cedo já contou para todos os colegas de escola.
Pena que não veremos mais esses dois juntos.
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.