O ATM está certo ao afirmar sobre a representação plana num gráfico mas que a órbita é circular ao redor do globo.
No entanto a órbita da ISS não é considerada polar, visto que alcança até 52 graus ao Norte a ao Sul. E circula perpendicularmente, inclinada em relação ao Equador Terrestre passando 2 vezes sobre ele em cada órbita.
Em nossa região ela circula sempre de Noroeste a Sudeste, ou de Sudoeste a Nordeste. Apenas em sua pequena passagem no Sul ou a Norte, no extremo de sua inclinação toma rumo Oeste Leste. (Veja no Gráfico)
Satélites polares tem sua órbita bem próxima dos 90 graus e circulam de Norte a Sul e de S/N. Devido ao movimento de rotação da Terra, seu movimento aparente tem uma pequena tendencia de desvio para oeste.
Mas nenhum satélite é lançado para orbitar de Leste a Oeste.
No caso da ISS e a maioria dos satélites, giram em plano inclinado para cobrir a maioria dos continentes e área habitada. Fosse na linha do Equador, serviria para pouca coisa, atingindo pouca área para pesquisas.
Apenas satélites Geostacionários, na faixa de 36.000 km de atitude, se posicionam bem próximos à esta linha imaginária.
Cosmonauta: "No entanto a órbita da ISS não é considerada polar, visto que alcança até 52 graus ao Norte a ao Sul. E circula perpendicularmente, inclinada em relação ao Equador Terrestre passando 2 vezes sobre ele em cada órbita."
Taí uma informação que eu desconhecia (quem sabe, sabe!)
Na realidade os satélites estão em grande velocidade, porem devido a essa distancia de 36.000 km, demoram exatamente 24 horas ou seja 1 dia, para completarem sua órbita.
Como neste período a Terra tambem da 1 volta no seu imaginário eixo, ou seja sobre si mesma, a posição do satélite estará sempre no mesmo ponto, isto é, sincronizada com a Rotação da Terra.
Face a esta grande coincidência, é possível utilizar esse recurso para as transmissôes de sinal de TV e todo tipo de comunicação, inclusive de satélite para satélite.
Temos hoje um amontoado de satélites Geostacionários, espaçados no Equador da Terra, por alguns graus e atendendo a todo o globo.
Mas se estiverem acima de 36.000 km de altuta, sua órbita se torna invertida, aparentam estar voltando.
Isso é possível de ver, acompanhando o Rastreio de alguns satélites.
Para ilustração e seu conhecimento, os satélites de GPS que trazem uma infinidade de Recursos na área de Mapeamento e localizãção geografica, orbitam na faixa de 20.000 Km de altura e num período de cerca de 12 horas, 2 voltas ao dia.
HMEDEIROS, tudo bem por aqui e a nossa Campo Grande?
Não desprezando Nova Andradina, mas Campo Grande é show de bola, Cosmonauta... está devendo uma visitinha, ok??
Abraços a todos do A11 !!!
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.