Olá pessoal, sem dúvida a medição da alturas as montanhas e vales nos planetas rochosos e também na Lua não é uma tarefa fácil e é um dos principais objetivos das sondas interplanetárias.Na Terra, o referencial mais óbvio é o nível do mar, mas poderia ser qualquer outro se bem que não iria fazer muito sentido dizer que o Rio de janeiro está a 8844 metros abaixo do Monte Everest!
Atualmente, pulsos de radar enviados pelas sondas mapeiam a superfície do planeta e identificam a maior quantidade de pontos médios possíveis, levando-se em consideração a altura média das grandes planícies, vales, depressões, possíveis leitos e inclinações. De posse desses dados é criado um Modelo de Elevação de Terreno, que tenta estabelecer um nível médio da superfície que seja o mais próximo possível daquele que os humanos estejam acostumados.
Nesta imagem, feita pela Agência Espacial Europeia, vê-se um modelo digital de elevação feito ao redor do monte Mons, um dos maiores vulcões do Sistema Solar, com mais de 20 km de altura. http://esamultimedia.esa.int/images/marsexpress/olympus_mons_elevation_colour_final_H1.jpg
Abraços
Rogério Leite
Apolo11.com