Olá Solferrari, seja bem-vinda!O nome das fases da Lua é um convenção, que divide a aparência da Lua em nomes. Aqui no Brasil, as fases principais são quatro, mas algumas pessoas ainda citam "quarto-crescente" e "quarto-minguante".
No Apolo11 usamos sete nomes para as fases: Nova, Crescente Giboso, Cheia, Cheia Grande, Minguante Giboso, Quarto-minguante e Minguante.
A Lua Cheia apresenta 100% do seu disco iluminado, no entanto, esse momento só dura matematicamente 1 fração de segundo. Alguns instantes antes e depois, apesar de aparentar estar "Cheio", seu disco está de fato 99,99999999999...% iluminado, o que cria um grande impasse para determinar em que momento do dia a Lua será cheia. O mesmo ocorre nas outras fases, de 0%, 25%, 50% e 75%.
Assim, os calendários resolveram creditar a expressão "Lua Cheia" ao dia em que o disco está 100% iluminado e não ao momento. Ocorre que isso também gera distorções, pois um ou dois dias antes da fase cheia a Lua também aparenta estar nessa fase, confundindo ainda mais o observador, que afirma com absoluta certeza que a Lua está cheia, mas seu calendário diz crescente ou minguante.
Para evitar isso usamos a expressão "Cheia Grande", que é o dia em que a Lua está na fase 100% iluminada, no caso hoje (às 17h14). Mas se você olhar 1 minuto depois ela também não estaria cheia? Sim, mas seu disco estaria 99,999999999999999...% iluminado e não 100%. Neste caso a Lua já estaria minguante, mas como explicar isso pra quem está olhando a Lua e a está vendo cheia?
A forma mais correta de expressar a fase da Lua seria em porcentagem do disco iluminado como fazemos na página de cidades. Veja: https://apolo11.com/cidades.php
Bem, acredito que deu pra explicar (ou confundir ainda mais)!
Abraço,
Rogério Leite
Apolo11.com