Já pesquisei muito sobre esses telescópios reconheço as diferenças entre os dois, seja por resoluções, aumentos efetivos, especificações, mas o que vcs acham em termos de satisfação? Pois o da celestron apesar de ser "menor", tem qualidade, e esse da star view alguem poderia me responder se a marca oferece imagens de qualidade??Uma vez que até prefiro um alcance menor, mas com uma qualidade ótima do que o inverso.
olha mauricio o telescopio star view eu acho que ele nao e bom nao pelas imagem dele ele tem uma ontagem muito fragil e vai deixar a imagem balançando ate aqueles telescopio refrator de objetiva de 60mm seria melhor que esse eu pelo menos nao compraria
ja o da astroshop e bem melho pq e uma marca boa e conhecida e pelas fotos parece cer bem estavel esse eu compraria
mas ai fica pelo seu criterio
haa nao sei se vc ja sabe mas tem uma progama bom de astronomia como o cdc coloca no google tem la
procure mais informaçao com outras pessoas ai no forum t+++++
OLA, EU ESTAVA DE OLHO NO MESMO TELES Q VC MAS RESOLVI MUDAR PQ VI E ELE E MUITO LIMITADO , E DA CELESTRON E MUITO PEQUENO, E QUAL E MEDIA DE PREÇO Q VC PODE GASTAR???????
MAS POR VIA DAS DUVIDAS TE ACONCELHO A ESPERAR UM POUCO JUNTAR MAS DINHEIRO E PEGAR UM MELHOR...
Caro Mauricio, telescopios refletores como estes, só começam a ser vantajosos com diâmetro acima de 114mm.
Comparativamente, as imagens são na mesma proporção de um 60mm refrator, sendo que este tem a vantagem de não sofrer desajustes e enm problemas com correntes de ar internas e poeira, já que é um tubo fechado.
Quanto ao "STARVIEW", desconfie.
Muitas promessas milagrosas para um equipamento extremamente limitado e de fabricante desconhecido.
Te aconselho a juntar um pouco mais de dinheiro e partir logo para montagens acima de 130mm ou até 150mm.
Pesquise bastante antes de comprar, pois existem ARMAs brasileiros que fabricam sob encomenda, excelentes telescópios.
Não vou dizer aqui quais são, pois já fui acusado, por um membro do fórum, de fazer propaganda de uma loja que também vende telescópios.
Pra finalizar, veja esta análise do Telescopio FirstScope 76 IYA 2009, feita por um pessoal isento e que entende do assunto: http://www.costeira1.astrodatabase.net/firstscope.htm
Como você pode ver, observação astronômica requer paciênciuia e o máximo de informação que você possa colher, antes de adquirir o seu equipamento.
Edae pessoal...valeu pelas respostas, andei lendo bastante, pesquisando etc. O problema é q como sou iniciante, eu realmente não estava querendo gastar mais do que 200,00 pilas, sei das limitações disso tudo, mas assim q pegar gosto e estiver disposto a gastar mais do que 500,00 pilas pra começar a brincar sério prefiro passar pra frente o que tiver em mãos e pegar outro...Andei pensando até em comprar um bino 10X50 de celestron, mas acho q vou preferir o firstscope mesmo...
Vamos fazer o seguinte, como sou completamente leigo nessa área, após adquirir o telescópio mandarei um review aki dando uma opinião de leigo, apenas, pra leigos como eu sentirem como realmente é um desses. Pois, considerar opiniões (muito importante diga-se de passagem) de experientes ( portanto mais exigentes) com caracteristicas muito minuciosas eu acho q acaba desencentivando a galera pobre (hehe) e iniciante. A idéa consistirá em relatar como foi o primeiro impacto com o manuseio do tele.
Espero tbm contribuir em algo com essa minha experiência, ok??
Pois é, Mauricio, astronomia começa a se tornar um hobby caro, quando partimos para observação com instrumentos.
É por isso que, a maioria dos astrônomos amadores mais experientes, aconselham que se deve iniciar aprendendo a reconhecer o céu a olho nú e posteriormente com binóculo, para depois se partir para o telescópio propriamente dito.
Não que isto seja uma regra, mas é para se evitar que se gaste dinheiro e se fique frustrado com os resultados obtidos, pois não é incomum, anunciarem aumento e resoluções milagrosas, que os equipamentos não podem oferecer, dada a qualidade técnica de construção e as próprias limitações físicas do aparelho em si.
Quando os mais experientes colocam reviews de equipamentos, é com o intuito de ajudar os menos experientes a não comprar gato por lebre e jogar seu dinheiro fora, mas veja bem, é só pra ajudar e não uma regra a ser seguida.
Portanto, mais vale um gosto que dinheiro no bolso.
Bom, comprei o dito cujo (firstscope), mas com essa chuvarada e a fase da lua que não está ajudando, ainda não consegui sequer acumular umas 2 horas de observação noturna (é serio, acreditem, hehehe).
O que mais fiz até agora foram observações terrestres durante o dia mesmo (vendo tudo ponta cabeça mesmo, kkkk). Porém não é o indicado para este tipo de telscópio.
Então vamos lá...
Considerando o primeiro impacto, pois nunca, jamais, havia manuseado, fuçado um telescópio, curti bastante. Considerando todas as suas limitações de "potência" observei varias crateras lunares (dia 09/01), algumas cadeias de montanhas (acho que era, pelo menos) e Marte deixou de ser um ponto brilhante forte e passou a ser uma bolinha do tamanho de um grão de erroz, mas com um contorno bem delineado. Tudo isso foi usando suas oculares originais (20mm e 4mm), mesmo pq não tenho nenhuma otra ainda.
No início tava achando tudo meio embaçado, com imagens fantasmas, só daí então que fui perceber que precisaria aprender a colimar etc. Um ponto que deve ser considerado é o fato desse tele não ter regulagem do espelho primário, ele vem fixo e pronto, uma coisa ruim, pois logo percebi q por mais q eu colimasse o espelho secundário o primario ainda estava com o foco fora de centro do tubo. A solução encontrada foi fazer uma colimação com ajuda de uma microcamera (http://atmbaun.tripod.com/id16.html) do pc, achando o ponto correto mexendo no espelho primario com os parafusos soltos. Por sorte a regulagem foi minima. Tive q dar uma pequena ajustada nos furos dos parafusos, alinhar e apertar os mesmos. A colimação no meu ponto de vista ficou a mais perfeita possivel considerando essas adversidades.
Apartir daí as imagens ficaram bem agradáveis. Após tudo isso observei apenas marte e uma estrela q ainda não sei o nome (até deu pra tiar umas fotinhas, elas ficam meio embaçadas pq a mão treme e não tenho suporte pra camera, mas até minha mãe fico de cara, uahsuhasu), e a Lua ainda não deu pra ver nada por causa de sua fase.
Não vou aqui fazer apologia desse tele só pq eu o tenho, mas gostei muito, supreendeu minhas espectativas, e o mais importante de tudo é q aprendi muita coisa sobre os teles principalmente colimar e fuçar em tudo, quase desmontei-o inteiro (só não desmontei a base). Digo isso pq se eu fosse logo comprando um tele de 600 pilas certamente não teria coragem de fazer metade do que fiz nesse em termos de montá-lo e desmontá-lo.
Conclusão, agora q já fucei bem no tele e tenho mais segurança e conhecimento sobre os mesmos a meta agora é montar um por contra própria comprando um kit de espelhos e construindo resto. E se for pensar em termos de gasto posso vender esse daki (mas não vou, virou meu xodó), com mais um pouco de grana monto um de 180mm gastando ai uns 600 pilas (sem oculares), e beeeeem superior daquele que daria pra comprar com a mesma grana (que andei pesquisando, um de 130mm) e o melhor posso escolher o conjunto de peças que quero colocar, podendo ser superior às q vêm originalmente.
Galera, espero ter ajudado de algumas forma, sou muito grato a esse forum. Todos q respoderam as minhas duvidas, muito obrigado...
Qualquer dúvida sobre esse tele (firstscope) podem perguntar, responderei com o maior prazer...
Ah, otra coisa, para obesrvações de constelações a ocular de 20mm que vem com ele é otima, pelo menos aki no meu a imagem não fica borrado ou embaçada e não dá reflexos. Pena q ainda não sei reconhecer bem as constelações...hehehe.
Já a de 4mm depende do que se quer observar, por ex. estrelas muito longes com mag elevado é meio dificil de dar um foco preciso, mas acho que isso é pela sua limitação mesmo, não pelo fato de ser de a má qualidade do produto, entende? Já imagens como a da lua são ótimas (considerando o tele sem colimar do dia em fiz a primeira observação). E como fiz varios testes terrestres, essa de 4mm me trouxe imagens bem nitidas a consideráveis distancias no horizonte ( por ex, esses dias tava em cima do telhado, olhei para o horizonte e via apenas um pontinho, pontinho mesmo, branco lá na pqp, como moro no interior, de cima do meu telhado o horizonte é só fazenda. Bom ao mirar o tele para essa ponto branco, o que vi foi uma casa com detalhes impressionantes, como janelas, portas, varais, plantas ao redor da casa etc).
Um ponto positivo que leva esse tele é sua razão F/D = 3,9 , proporcionado imagens bem claras.
Bom, no mais é isso, aos especialistas descuple algumas gafes, ok??
Obrigado.
Abraços.
Mauricio
Importante:
Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.