30 de Dezembro de 2004
Perguntas e respostas sobre os
tsunamis na Ásia e África
Qual o tamanho da falha que produziu o terremoto de Sumatra ?
A estimativa inicial do tamanho da ruptura que produziu o terremoto foi obtida a partir do tamanho da zona dos aftershocks, da dimensão de terremotos históricos e do estudo das ondas elásticas geradas pelo terremoto. Os aftershocks sugerem que a ruptura cusada pelo terremoto tenha um comprimento máximo entre 1200 e 1300 km, paralelo à fossa de Sunda, e uma largura de 100 km perpendicular ao local do terremoto. Uma estimativa inicial, feita a partir das ondas elásticas mostra que a maior parte do deslizamento está concentrada na parte mais ao sul, a 400 km da ruptura.
De quanto foi o deslocamento do solo submarino, acima do local do terremoto ?
O máximo deslocamento estimado, baseado no modelo do corpo da onda sísmica, é de 20 metros.
Qual é o ângulo de subducção da placa da Índia abaixo da placa de Burma ?
No ponto do terremoto, a interface entre as placa da Índia e de Burma mergulhou aproximadamente 10 graus no sentido este-nordeste.
Que efeito esse terremoto teve na rotação da Terra ?
Segundo o Dr. Richard Gross, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato, da Universidade da Califórnia), que estuda os efeitos dos terremotos nos movimentos da Terra, o comprimento do dia ficou 2.676 microsegundos menor.
Desde que o comprimento do dia pode ser medido com precisão de 20 microsegundos, esse estudo prediz que a mudança no comprimento do dia, causado pelo terremoto de Sumatra é demasiadamente pequeno para ser observado.
Por que a intensidade do terremoto mudou de 8.9 graus para 9.0 graus ?
Enquanto a determinação da localização do terremoto é relativamente rápida, o tamanho do terremoto é algo mais problemático.
A localização é baseada principalmente no tempo que as ondas sísmicas levam para chegar às estações, enquanto a magnitude é baseada na amplitude dessas ondas. A amplitude é muito mais variável que o tempo de chegada, causando grandes incertezas na estimativa da magnitude.
Para determinar a amplitude dos terremotos, são medidas as características de muito baixa frequencia das ondas de superfície que chegam às estações. O problema é que quanto maior o terremoto, menor a energia de muito baixa frequencia dessas ondas e mais horas de dados devem ser gravados para se determinar com maior precisão a magnitude.
No caso do terremoto de Sumatra, os métodos padrões foram inadequados para medir a energia de muito baixa frequencia contida nas ondas de superfície e tiveram que ser modificados. Isso atrasou a determinação final da magnitude em pelo menos 24 horas.
Existe algum sistema de alerta de tsunamis ?
Para a região do oceano Pacífico os EUA matêm um centro especializado em monitoração e divulgação de alertas. Tragicamente não existe um sistema de alertas para a região da baía de Bengala e leste da África.
Quais terremotos maiores que 8.o graus ocorreram na região ?
Desde 1900 até 26 de dezembro de 2004, o maior terremoto ao longo da zona de subducção que vai desde o sul de Sumatra até as ilhas Andaman ocorreu em 2000 e teve uma amplitude de 7.9 graus.
Um terremoto de 8.4 graus ocorreu em 1797, outro de 8.5 em 1861 e por fim outro tremor de 8.7 ocorreu em 1833.
Todos os três romperam seções da zona de subducção ao sul do recente terremoto.
Ocorreram outros tsunamis significantes na região ?
10/fev/1797 - Região central do oeste da Sumatra. Os efeitos foram sentidos próximo à Padang e nas áreas dentro de 2 graus da linha do equador. Padang foi inundada por violentas ondas, que mataram pelo menos 300 pessoas.
24/11/1833 - Costa sul do oeste da Sumatra, ruptura estimada entre 1S e 6S de latitude. Vastas ondas inundaram a parte sul do oeste de Sumatra, fazendo inúmeras vítimas.
05/jan/1833 - Violento terremoto a oeste da Sumatra Central. Terríveis ondas vieram do sudeste e inundaram a costa das ilhas Nias. Muitos morreram.
16/fev/1843 - Terremoto excepcionalente forte afetou toda a costa oste de Sumatra. Muitos milhares de mortos.
1883 - Explode o vulcão Krakatoa na Ilha de Java. Pelo menos 36 mil pessoas morreram.
Galeria de imagens de satélite
Saiba mais:
Terremoto de 9 graus devasta países do sudeste asiático
Barreiras de corais "sobreviveram" ao tsunami, diz cientista
Terremotos mais destrutivos da história
Imagem do satélite Ikonos mostra rastros de destruição em Andaman
Imagens do satélite Quickbird mostram a região da mesquita de Banda Aceh
Imagens de satélite IKONOS mostram campos alagados em Banda Aceh
Imagens de satélite mostram Banda Aceh, na Sumatra, submsersa
Imagens de satélite de alta resolução mostram os efeitos do Tsunami
Imagem de satélite mostra recuo do mar após tsunami gigante
Conheça a escala Richter e Mercalli
Vídeo mostra onda gigante atingindo hotel na Tailândia
Veja mapas, imagens de satélite e a tectônica do local
Animação mostra propagação das ondas
Modelo sugere deslocamento da ilha de Sumatra
Perguntas e respostas sobre o tsunami