Sem dúvida, de todos os fenômenos naturais de grande escala, os furacões são os mais impressionantes e assustadores. Normalmente possuem dimensões gigantescas que muitas vezes superam o tamanho de diversos países e até regiões inteiras. De outubro a dezembro, grandes sistemas de baixa pressão se formam sobre as águas quentes do Pacífico ocidental e recebem o nome de tufões. Se deslocando em sentido oeste e noroeste, quase sempre chegam à China, Taiwan, Vietnan, Japão e Filipinas, causando gigantescos prejuízos, além de vítimas fatais.
Nos meses de novembro e dezembro de 2006, o arquipélago das Filipinas foi violentamente atingido pela força dos tufões. Nada menos que cinco deles atingiram as ilhas, causando pelo menos 1400 vítimas fatais.
A Imagem do Mês de dezembro mostra porque esses fenômenos meteorológicos são tão temidos e ao mesmo tempo fascinantes. A cena, captada no dia 30 de novembro de 2006, mostra o poderoso super-tufão Durian, cobrindo todo o arquipélago filipino.
Ao atingir a região com pesadas tempestades e ventos intensos de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, Durian causou o desmoronamento de parte das encostas do monte Mayon, um vulcão de quase 3 mil metros de altura e que havia entrado em erupção a menos de 3 meses.
A enxurrada de cinzas quentes e água invadiu diversas províncias causando inundações, derrubando árvores e danificando casas. O governador da província de Albay, uma das mais atingidas pelo deslizamento do vulcão, disse que diversas pessoas morreram soterradas pela lama de cinzas.
O total de vítimas de Durian é incerto, mas autoridades acreditam que mais de 1200 pessoas tenham morrido devido aos desmoronamentos e inundações.
Clique aqui e saiba mais sobre a chegada de Durian às Filipinas