Clique para Ampliar
Localizada no leste do oceano Índico, 965 km ao sul sudeste de Bangladesh, as ilhas Andaman sofreram forte destruição após serem atingidas pelas ondas gigantes do tsunami de 26 de dezembro de 2004. Além de receberem o impacto direto das ondas, as ilhas sofreram mais de 50 abalos sísmicos desde o dia da tragédia até 4 de janeiro.
Esta imagem, feita no dia 2 de janeiro de 2005 pelo satélite de Ikonos, de alta resolução, mostra o braço de mar da ilha Pequena Andaman, no arquipélogo das ilhas Andaman. Nela podemos ver a faixa de destruição (bandas acinzentadas), que segue junto à praia, onde casas e prédios foram atingidos pelas ondas.
Apesar desta cena estar parcialmente obscurecida por uma fina camada de nuvens, muitos detalhes chamam a atenção e podem ser vistos na imagem ampliada. Uma grande mancha de água parada pode ser vista ao oeste (esquerda) de uma possível vila remanescente ao tsunami. A imagem também revela a destruição de estruturas ao lonogo da costa e de danos que se propagam ilha a dentro.
Desde o dia 26 de dezembro, quando o violento terremoto de 9.0 graus Richter atingiu diversos países banhados pelo oceano índico, nenhuma ajuda havia chegado às ilhas Andaman e Nicobar, ao sul, e pouco se sabe ainda da real extensão do danos àquelas ilhas.