A preocupação com os eventuais efeitos sobre a saúde provenientes das emissões de ondas magnéticas dos sistemas de telefonia celular motivou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente a promover nos próximos dias 17 e 18 de novembro, das 8 às 17 horas, o 'Seminário Saúde e Meio Ambiente e as Fontes de Radiação Eletromagnética'.O encontro irá reunir diversos especialistas do assunto, entre eles, a professora Emico Okuno, do Instituto de Física da Universidade do Estado de São Paulo - USP, Arnaldo de Souza Filho, da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, o professor Vitor Baranauskas, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e a professora Maria Inês C. Cury Guimarães, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP.
O sistema de telefonia celular é responsável pela emissão de ondas eletromagnéticas de 10 MHz a 300 GHz. Alguns pesquisadores estabelecem uma correlação entre a exposição a esse tipo de radiação e o surgimento de alguns tipos de doenças, em especial o câncer, enquanto outros, simplesmente, negam qualquer possibilidade de que isso ocorra, apontando uma grande falta de consenso sobre o assunto.
O evento será realizado no Auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo.
Secretaria do Meio Ambiente