Cientistas chineses devem medir novamente o pico mais alto do mundo, o monte Everest, para verificar se ele está encolhendo. Uma pesquisa recente indicou que o pico diminuiu 1,3 metros por causa do aquecimento global. O monte fica na fronteira entre a China e o Nepal e a sua altitude há muito tempo tem causado controvérsia. A altitude do monte Everest foi calculada pela primeira vez em 1954 por um técnico indiano.
Usando um teodolito (instrumento que mede ângulos), ele constatou que o ponto mais elevado do mundo tinha 8.848 metros de altitude.
Satélite
Entretanto, em 1999, cientistas americanos mediram novamente a montanha usando tecnologia de satélites de posicionamento global (GPS). A Sociedade Geográfica Nacional disse que ele tinha dois metros a mais.
Agora, o aquecimento da Terra está provocando um derretimento do gelo da montanha mais alta do mundo, levando-a, aparentemente, a encolher. Cientistas chineses vão mapear o Everest em março para verificar as estimativas de que ele está mais de um metro mais baixo.
O monte dificilmente manterá a mesma altitude na nova medição. O movimento das placas tectônicas da Terra está forçando a cordilheira do Himalaia para cima, levando o Everest a "crescer" cerca de um centímetro por ano. Esse efeito poderia estar contrabalançando em parte a suposta redução do monte por causa do aquecimento global.