Surabaya se localiza no sul da Indonésia, na foz do rio Mas. Capital da província de Java do Leste, é uma da mais importantes regiões portuárias da Ásia. Devido ao intenso comércio, é destino ferroviário e rodoviário de diversas cidades javanesas.
Surabaya é a segunda maior cidade da Indonésia, atrás apenas da capital Jacarta. Sua população é estimada em 3 milhões de pessoas e seu principal produto de exportação é o açucar, seguido do tabaco, café e milho. A construção de navios, maquinários, artigos têxteis, vidros e aços, além de alimentos e petróleo, são carros chefes da indústria local.
Antes da Segunda Guerra Mundial, Surabaya foi a mais importante base naval holandesa da Índia Oriental. Muitos portos foram bombardeados, primeiro pelos japoneses, que tomaram a cidade em 1942 e dois anos mais tarde pelas forças aliadas. No fim do conflito mundial em 1945, foi tomada pelos nacionalistas indonésios e brevemente re-ocupada pelos holandeses e em seguida incorpada à República da Indonésia.
Imagem de satélite
A imagem, feita pelo satélite de altíssima resolução Quickbird, no dia 2 de junho de 2004, mostra grande parte da cidade, com destaque para a região portuária, uma das mais importantes do mundo. Vê-se também duas linhas de transporte, com destino ao porto, além de estádios e uma pista de aeronaves no canto superior direito.